Top

Livros

 Léxico da História dos Conceitos Políticos do Brasil

João Feres Júnior  (orgs.)

A história dos conceitos é uma adição recente ao rol de metodologias usadas no estudo da história do Brasil. O presente livro contém um primeiro esforço coletivo de produção de um léxico de conceitos políticos e sociais do Brasil no período que se estende de 1750 a 1850. Tal iniciativa foi feita dentro de um projeto mais amplo de estudo da história conceitual do mundo ibero-americano, denominado Iberconceptos, que foi composto por equipes de pesquisadores de nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Venezuela). Agora, em sua segunda fase, foi expandido para 12 equipes, que estudaram 10 outros conceitos. Os conceitos selecionados para a primeira fase do projeto, que estão nesse livro, são: América/americanos, cidadão, constituição, federal/federalismo, história, liberal/liberalismo, nação, opinião pública, povo, república/republicanos. Cada conceito é objeto de um verbete curto, que antes de exaurir exaustivamente sua história, serve como introdução e referência para o leitor, seja ele leigo ou um estudioso da história de nosso país.

 

Belo Horizonte: UFMG, 2014. 481 pag.

 

 Ciências Políticas I.

Adriano Codato, Fernando Baptista Leite e Pedro Leonardo Medeiros

“Ciência Política”?
Política, definitivamente, não é ciência. Ciência é uma atividade que exige objetividade, imparcialidade, método e uma alta dose de racionalidade. Envolve conhecimento técnico especializado e domínio de teoria. Para “fazer ciência”, é preciso disposição para procurar e dizer a verdade. A política parece ser o oposto de tudo isso. Na política (isto é, na atividade política) não se quer demonstrar, mas persuadir; não se visa compreender e explicar, mas arregimentar apoios. Políticos dificilmente dizem “não”, mas “talvez”. Em política, não se pode ser inflexível, mas também não se admite neutralidade. A racionalidade política é um tipo muito especial de racionalidade. Ela parece, aos não iniciados, muitas vezes misteriosa: inimigos históricos tornam-se aliados inseparáveis e partidos de oposição, uma vez no governo, assumem as mesmas prioridades da antiga situação. Ciência Política não é, então, uma contradição em termos? É possível mixar esses dois mundos? Este livro sustenta que sim e quer demonstrar isso.

1. ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2009. 1. 252 pag.

 

 Ensaios de Sociologia e História Intelectual do Paraná.

Márcio de Oliveira e José Szwako (orgs.)

Esta obra tem por tema a “História social e intelectual do Paraná”. Para contar esta história, realiza um esforço amplo e crítico em torno dos termos história intelectual, sociologia do campo intelectual, assim como Paraná, estabelecendo, dentro de um processo de longo prazo, conexões entre tais termos. O conjunto de ensaios de sociologia contribui para pensar as partes dessa equação (história, sociologia intelectual e Paraná) sem, necessariamente, pretender uma síntese entre elas. Olhando para as transformações históricas das estruturas regionais e locais, a obra pensa a multiplicidade concreta das formas assumidas pela relação entre o Paraná, sua vida intelectual e sua história social no contexto do Brasil meridional e do continente sul-americano. A obra propõe, enfim, uma Sociologia do Brasil Meridional que resgata a diversidade social e cultural de uma região em oposição à nacionalização forçada e aos clichês do “Brasil moderno”.

 

 

Curitiba: UFPR, 2009. v. 1. 282 pag.

 

 La histoire du concept de Latin America aux États-Unit

João Feres Júnior

Feres Júnior, João. 2010. La histoire du concept de Latin America aux États-Unit. Paris: Editions L’Harmattan.

 The concept of Latin America in the United States : misrecognition and social scientific discourse.

João Feres Júnior

Feres Júnior, João. 2010. The concept of Latin America in the United States : misrecognition and social scientific discourse. Hauppauge NY: Nova Science Publishers.

 La historia del concepto “Latin America” en los Estados Unidos de América, Traducciones.

João Feres Júnior

Feres Júnior, João. 2008. La historia del concepto “Latin America” en los Estados Unidos de América, Traducciones / Universidad de Cantabria 2. Santander: Universidad de Cantabria.

 Guia Bibliográfico Multidisciplinar Ação Afirmativa: Brasil: África do Sul: Índia: EUA

João Feres Júnior, Marina Pombo de Oliveira, Verônica Toste Daflon (orgs.)

O Guia Bibliográfico Multidisciplinar: Ação Afirmativa torna disponível ao público brasileiro um imenso cabedal de produção acadêmica acerca de políticas de ação afirmativa no Brasil, EUA, Índia e África do Sul. A organização do Guia Bibliográfico Multidisciplinar reflete dois aspectos cruciais das políticas de ação afirmativa: (1) elas são um fenômeno internacional, adotadas por um número crescente de países; e (2) seu estudo quase sempre apresenta caráter multidisciplinar. Os trabalhos aqui selecionados cobrem uma ampla gama de disciplinas, interesses e posições acerca do tema. Se há um tópico em que a pura opinião vem primeiro que o estudo, esse tópico é a ação afirmativa em nosso país. O Guia Bibliográfico Multidisciplinar pretende contribuir para o fim desse estado de coisas, proporcionando a seus leitores fácil acesso a bibliografias, fontes de pesquisa e reflexão.

 

 

Rio de Janeiro, DP&A – 2007. 251 pag.

 A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos

João Feres Júnior

Versão revisada da tese de doutorado, que venceu o concurso EDUSC-ANPOCS (Edição 2004) de melhor trabalho de Ciência Política. O tema central do livro é a construção histórica e o uso do conceito de Latin America nos Estados Unidos: as diferentes conotações semânticas do termo, as representações pejorativas e insultuosas que evidenciam formas discursivas de desrespeito, e as conseqüências práticas da adoção de certas formas de discurso. O autor propõe algumas formas de análise: o uso repetido do raciocínio sinedóquico; as diferentes tipologias de forma de desrespeito; e o estudo de conceitos assimétricos, que negam o reconhecimento do Outro, no caso o Latin American.

 

 

 

Bauru, São Paulo: EDUSC/ANPOCS, 2005.

 Capítulo – Teoria Política Normativa 

João Feres Júnior, Luiz Augusto Campos e San Romanelli Assumpção

A ciência política no Brasil: 1960-2015

Feres Júnior, João, Luiz Augusto Campos, and San Romanelli Assumpção. 2016. “Teoria política normativa ” In A ciência política no Brasil: 1960-2015, edited by Leonardo Avritzer, Carlos R. S. Milani and Maria do Socorro Braga, 217-274. Rio de Janeiro: FGV Editora.

 

 Capítulo – A institucionalização da área de pensamento político brasileiro no âmbito das ciências sociais: revisitando a pesquisa de Wanderley Guilherme dos Santos.

Christian Lynch

 Leituras críticas sobre Wanderley Guilherme dos Santos.

LYNCH. A institucionalização da área de pensamento político brasileiro no âmbito das ciências sociais: revisitando a pesquisa de Wanderley Guilherme dos Santos. In: Otávio Soares Dulci. (Org.). Leituras críticas sobre Wanderley Guilherme dos Santos. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/Perseu Abramo, 2013, v. , p. 11-63.

 

 Capítulo – Violência burocrática e práticas universitárias de controle: uma análise do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR.

José Szwako

As Ciências Sociais no Paraná.

SZWAKO, J. Violência burocrática e práticas universitárias de controle: uma análise do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR. In: OLIVEIRA, M.. (Org.). As Ciências Sociais no Paraná.. 1ed.Curitiba: Protexto, 2006, v. 1, p. 111-126.